Exibição de documentários celebra a conclusão da oficina H2O Cine Recife dos Ateliers Varan

Dez filmes foram produzidos pelos alunos com o tema água e meio ambiente. A mostra acontece dia 17/09, no Cinema São Luiz

            O cenário histórico do Cinema São Luiz abrigará neste próximo sábado (17), o fim de uma jornada de 10 jovens do Recife. Após uma seleção, os alunos foram escolhidos para cursar a formação em audiovisual com os Ateliers Varan, instituição francesa referência em produção cinematográfica. Foram sete semanas de aulas teóricas e práticas com documentaristas renomados como Adriana Komives (brasileira radicada na França), Catalina Villar (Colômbia), Daniele Ingalcaterra (Itália) e Mariana Otero (França). Como resultado, cada novo cineasta produziu um documentário que tem em comum o cenário do Recife e o tema "Água e Meio Ambiente". A exibição dos filmes tem entrada gratuita, aberta ao público, a partir das 8h30.

 

            A partir do tema, os alunos filmaram em vários cenários da cidade. Os assuntos dos documentários perpassam a relação dos recifenses com a praia e com a falta d'água, falam de uma cooperativa de catadores de material reciclado e até mesmo do nascimento de um bebê em um parto na água.

 

            A metodologia de aprendizagem, o Método Direto, prevê que o aluno aprenda fazendo o seu filme e dos companheiros de curso. Inclusive, em todos os documentários, um aluno dirige a produção e outro produz a sonoplastia. Outra característica interessante é que os filmes não são sobre as pessoas, mas com elas. Os personagens interferem diretamente na produção e assim, o filme evoca uma experiência de vida para todos os envolvidos.

 

            Cada produção tem duração de até 30 minutos e serão exibidas em três blocos. Os títulos dos filmes só serão fechados na sexta-feira (16) anterior à exibição, já que a última semana é dedicada a finalizar os detalhes de edição, que acontece no Porto Mídia. Toda a formação foi gratuita e patrocinada por instituições da França.

 

            "O cineasta não capta uma imagem, ele vai ao encontro de uma pessoa e retrata com respeito a vida dela. O tema foi uma fagulha para ativar o desejo deles de fazer cinema. O documentário é um ato político. Sempre, de alguma forma, trabalhamos com a dificuldade humana. A ideia é sensibilizar o expectador através das histórias que os filmes contam", descreve a professora e idealizadora do Ateliers Varan, Adriana Komives.

 

            A iniciativa tem a parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Representação e Relações Internacionais. Apoiam a iniciativa o Instituto Francês no Brasil – Recife, Portomídia, Universidade Federal de Pernambuco, e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. O H2O Cine Recife conta produção local da Proa Cultural e com o  patrocínio da Région Île de France, da Prefeitura de Nantes e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

 

Serviço:

 

Exibição dos documentários da oficina H2O Cine Recife dos Ateliers Varan

 

Dia: 17/09

Local: Cinema São Luiz - R. da Aurora, 175 - Boa Vista,

Hora: a partir de 8h30

Entrada franca

 

 Alunos cineastas:

 Carolina Oliveira de Souza Simplício

Catharine Maria Pinto Pimentel

Daniel Drumond Ribeiro

Diego de Oliveira Rodrigues

Diego Medeiros Gonçalo da Silva

Isabelle Ribeiro Santos Oliveira

João Arnaldo Novaes Júnior

Joelton Ivson Alves e Silva

Juliana Gleymir Casanova da Silva

Thor de Moraes Neukranz

 

Sobre os Ateliers Varan - Criados em 1978 por Jean Rouch, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da França, tinha por objetivo inicial proporcionar o acesso à produção de audiovisual. Foi assim que foram criadas oficinas na África do Sul, Papua Nova-Guiné, Colômbia, Bolívia e Camboja, por exemplo. Em 1981, os Ateliers Varan estiveram no Brasil pela primeira vez para uma oficina na cidade de João Pessoa. Em 2015, voltaram para uma oficina de roteiro para documentário em São Paulo, numa parceria com o SESC.

 

O Varan, com o respaldo de sua prática e de sua pedagogia, desejam agora desenvolver cursos em torno de temáticas fundamentais que fazem parte da realidade em diversas partes do mundo, mas que ao mesmo tempo implicam em uma mobilização e uma tomada de consciência internacionais. A instituição propõem aos estudantes uma maneira livre de contar sua realidade, sem nenhum compromisso com formas pré-estabelecidas e sim, segundo o seu próprio ponto de vista. As oficinas mais recentes foram as de São Paulo, Portugal, da ex-Iugoslávia, Vietnã e Afeganistão.

 

Professores:

Daniele Incalcaterra, professor do curso e realizador.

Como todos da equipe, submeteu-se à formação dos Ateliers Varan, tornando-se realizador e produtor. Hoje transita entre a Argentina, a Itália e a França, dirigiu filmes documentários tais que « Chapare », « Praça Vermelha », « Terra de Avellaneda », « Republica Nostra », “O Impenetrável”. Co-responsável do Atelier Varan de Bogotá em 2000, de Lisboa em 2004 e 2006 e de São Paulo em 2015. 


 

Adriana Komives, professora do curso e montadora.

Cineasta e montadora. Brasileira radicada na França. Trabalha para TVs como Arte, TV5. Colabora com alguns diretores brasileiros, Claudia Neubern, Paulo Pastorello. Dirigiu filmes de ficção e documentários: Les Lucioles, Tous les Enfants sont Fous, A república do Futebol, Transoceano. Ensina na Femis, INA, Le Fresnoy, DocNomads. Participou do Ateliers Varan em Lisboa em 2006, na Albânia em 2012, na Colômbia em 2013 e em São Paulo em 2015. 


 

Mariana Otero, professora do curso e realizadora.

Realizadora francesa de filmes documentários « La loi du collège », « Esta TV é a vossa » (em Portugal), « Nous voulons un autre monde » e para o cinema o muito premiado « História de um segredo », e os filmes  “Em nossas mãos”, “A céu aberto”. Ensina Cinema na Universidade de Poitiers, na Escola de Cinema de Lausanne e nos Ateliers Varan. Responsável pelo estágio Ateliers Varan na Ilha Maurícia, em 2002.

 

Catalina Villar, professora do curso e realizadora.

Realizadora colombiana de documentários tais que « Cadernos de Medellin », « Toto la Momposina », « Patrcicio Guzman, uma história chilena »,
« Bemvindos à Colombia » e “A Nova Medellin”. Cria o Ateliers Varan na Colômbia em 2000, colaborou com o Atelier da Venezuela em 2002, Portugal em 2004, Albânia em 2013, São Paulo 2015. Ensina documentário na FEMIS, em Cali e em Barcelona.

 

Processo - As inscrições aconteceram  até julho e selecionou, após um amplo processo, 10 jovens. Não era necessário ter experiência com cinema. A oficina teve duração de sete semanas e as aulas foram ministradas na Faculdade AESO por quatro professores que também foram formados pelo Varan e são multiplicadores da técnica desenvolvida pela instituição.

 

Os alunos trabalharam em duplas com kits completos de equipamentos para vídeo e som, incluindo câmeras HD digital, microfone e acessórios. Além disso, eles tiveram à disposição computadores com software de edição e montagem dos vídeos. A oficina foi divida em três partes. A primeira teve exercícios de filmagem e projeções de vídeos para as discussões sobre o tema proposto. Na segunda fase os alunos fizeram as gravações e cada um teve parte das filmagens projetadas coletivamente para aprendizado e reorientação dos professores. Fechando a oficina, os alunos editaram seus vídeos-documentários e terão a culminância do processo na mostra dos documentários no dia 17/09, no Cinema São Luiz.

 

Método - O ensino dos Ateliers Varan é totalmente baseado na prática e durante sete semanas a oficina será em tempo integral, com aulas pela manhã e à tarde. É através da experiência de fazer um filme que o aluno absorve as noções técnicas de enquadramento, ponto de vista, dramaturgia, importância do som entre outras questões relacionadas à produção de audiovisual.

Publicado em: 14/09/2016 - 11:59