Prefeitura do Recife firma acordo de Irmanamento com a cidade chinesa Chengdu

Acordo visa interações cooperativas entre polos industriais e tecnológicos de ambas as cidades. Evento teve a presença também do Consulado da China e do Porto Digital

 

            Foi assinado hoje (30), na Prefeitura do Recife, o Acordo de Irmanamento entre as cidades do Recife e Chengdu, da República Popular da China. Presentes na cerimônia para formalizar o acordo, estavam o vice-prefeito de Chengdu, Zhu Zhihong e seus assessores, a Consulesa do país no Recife, Li Feiyue, bem como o Chefe de Gabinete de Representação e Relações Internacionais do Recife (GRI), Antonio Barbosa.

 

            A formalização do acordo reafirma o interesse de ambas as cidades em integrar seus polos industriais e tecnológicos, para trocas de conhecimento. Segundo o Zhihong, o futuro reserva diversas oportunidades para ambas as cidades, inclusive no intercâmbio educacional. Atualmente, a cidade possui 53 universidades e 125 escolas técnicas. "Esta cerimônia é um ponto de partida para que futuramente haja colaboração entre diversos campos de conhecimento e aprofunda ainda mais nossas relações cooperativas", afirmou.

 

            Primeiro acordo de interação internacional desta gestão, o documento prevê o intercâmbio entre as cidades nos âmbitos do comércio exterior, educação, cultura, turismo e cooperações técnicas, tecnológicas e de empreendedorismo. O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, também participou da reunião com a comitiva chinesa.  Chengdu tem uma forte vocação em inovação e a economia criativa, além de já ter demonstrado interesse em realizar um intercâmbio com start-ups recifenses.  

 

            "Anteriormente, o Recife já tinha firmado acordos deste tipo com as cidades do Porto (Portugal), Guangzhou (China) e Nantes (França). A cooperação técnica é importante porque podemos conhecer as melhores práticas que são aplicadas em outras cidades e apresentar nossas iniciativas de sucesso como o Hospital da Mulher, o Transforma Recife e o Compaz, que têm dado resultados claros para a população. Com Chengdu nós vamos poder ampliar nossas fronteiras e avançar nas relações de interesse e sobretudo, apontar para o futuro de nossas cidades", afirmou Antonio Barbosa.

 

HISTÓRICO - As relações com Chengdu foram iniciadas em 2015, quando uma comitiva da cidade veio ao Recife. Depois, em julho de 2016, uma comitiva da PCR foi para a cidade chinesa à convite da prefeitura local. Na ocasião, representantes da GRI participaram da Semana dos Servidores Civis das Cidades Irmãs de Chengdu. O evento teve o objetivo de apresentar as principais políticas públicas de desenvolvimento do local para 20 representantes de 10 países.

 

CHENGDU -  Capital da Província de Sishuan, localizada no sudoeste da China, é uma cidade com papel industrial fortíssimo e engloba dez distritos e onze condados. A cidade também é um centro de ciências, comércio, finanças e é hub de transportes e comunicações para o sudoeste daquele país. Chengdu também é o centro político, econômico educacional e sociocultural da província de Sishuan.

Publicado em: 30/09/2016 - 14:46