Recife amplia compromisso de cooperação com a França
Representantes dos dois países debaterem e apresentaram exemplos nas áreas de serviços urbanos, principalmente no setor de iluminação
Com foco no planejamento e desenvolvimento urbano integrados, gestores da Prefeitura do Recife e especialistas da cidade de Nantes e Lyon da França, realizaram um encontro nesta quinta-feira (22), no Forte do Brum. Gestores municipais e das cidades francesas apresentaram seus casos de sucesso e novas diretrizes focadas na requalificação do espaço urbano e na iluminação pública. A ideia foi fomentar o diálogo e a cooperação técnica internacional, além de identificar de possibilidades concretas de cooperação entre cidades. O evento teve a iniciativa da Prefeitura do Recife por meio do Gabinete de Representação e Relações Internacionais e com apoio do Consulado Geral da França no Recife.
Por ocasião da realização do Seminário Internacional de Iluminação Pública nos dias 19 e 20/09, o chefe de serviço de iluminação pública e infraestrutura de Comunicações Eletrônicas e vice presidente do Centro Regional do Atlântico Ocidental da Association Française de l’Éclairage, Dany Joly, e os artistas técnicos em iluminação, Laurent Fachard e Thomas Klugas, apresentaram experiências exitosas que coordenaram. Nantes e Lyon são internacionalmente conhecidas pela aplicação de soluções inovadoras nos espaços públicos. Lyon, inclusive, é conhecida por realizar o Festival das Luzes, no Dia da Imaculada Conceição, no mesmo dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.
A arquiteta da Universidade Católica de Pernambuco e uma das coordenadoras dos estudos do Plano Centro Cidadão, Clarissa Duarte, realizou a apresentação da iniciativa recifense. Por meio de um convênio com a PCR, os estudos vão propor intervenções e melhorias no cenário do centro da cidade entre a Avenida Agamenon Magalhães e a frente d`água banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Neste contexto foram discutidas iniciativas nas áreas de planejamento territorial, gestão integrada de serviços, patrimônio, turismo e sustentabilidade.
"O acordo de cooperação já permitiu muitos intercâmbios em anos anteriores, principalmente na área cultural. Agora, o Recife iniciou uma reforma importante na área urbana e surgiu a oportunidade de conhecer a evolução da iluminação nas cidades francesas. Foi a vontade de ambos os lados que e permitiu juntar especialistas do Brasil e da França", afirmou Guillaume Ernst do Adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França.
A iluminação pública como um dos principais assuntos debatidos, foi abordada pelo viés do desenvolvimento urbano e a aplicação de identidade ao patrimônio e ao território. Segundo o chefe do Gabinete de Representação e Relações Internacionais, Antonio Barbosa, o Reluz, programa da Prefeitura do Recife que substituiu mais 55 mil pontos na rede de iluminação do Recife, é um exemplo de sucesso que mudou o perfil da iluminação na cidade. "Recife está se espelhando bastante em Lyon, que é referência mundial no setor, para melhorar a qualidade de suas intervenções. A discussão com os técnicos da PCR e a realização do intercâmbio de conhecimento, nos ajudará a construir uma cidade melhor para seus cidadãos".