Prefeitura do Recife e Governo Britânico avançam em parceria

Sistema de Saúde do Recife deverá receber cerca de £300 mil do Fundo de Prosperidade.

A Prefeitura do Recife e o Governo Britânico estão prestes a fechar uma importante parceria por meio de um financiamento que permitirá melhorias no suporte à atenção básica da Rede Municipal de Saúde. Na manhã desta terça-feira (28), o vice-prefeito, Luciano Siqueira, recebeu o Cônsul Geral Britânico em Recife, Graham Tidey e uma comissão de mais 12 profissionais do sistema de saúde pública britânico, para conhecer em detalhes o Prosperity Fund/ Foreign & Commonwealth Office (Fundo de Prosperidade). Participaram da reunião o secretário do Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais, Antonio Barbosa, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A cooperação foi articulada pelo Gabinete Municipal de Representação em Brasília e Relações Internacionais. O principal objetivo é tornar mais eficiente o atendimento na atenção básica, melhorando a assistência ao paciente e aumentando a eficiência e eficácia da administração do serviço na cidade. Assim, o Fundo de Prosperidade é um programa do Governo do Reino Unido de financiamento de projetos que prevê investimentos anuais em países emergentes.

O vice-prefeito, Luciano Siqueira, destacou a importância das cooperações internacionais para o suporte às ações públicas. "O trabalho de articulação junto à organismos e governos internacionais são de extrema importância para a implementação e a continuidade das intervenções públicas de saúde, neste caso. O empenho do cônsul para a celebração dessa cooperação foi fundamental", explicou.

"Em geral os recursos desse fundo acabam sendo empregados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas foi feito um esforço por parte do consulado para que o Recife fosse contemplado. E desde dezembro, quando iniciamos as primeiras conversas sobre a cooperação, tivemos pronto retorno do Gabinete de Relações Internacionais. Esse foi um ponto importante para a continuidade das negociações com o governo municipal e hoje estamos avançando na cooperação", explicou o Cônsul Geral Britânico em Recife, Graham Tidey.

Um dos principais interesses do programa é desenvolver projetos que possam gerar experiências, a serem aplicadas e desenvolvidas em diversas cidades brasileiras. O Recife foi contemplado com o Projeto de Aceleração da Saúde (Health Accelerator Programme) que será implementado através das seguintes agências: (1) Concordia Public Affairs Strategies/Brasil e (2) The Utilisation Management Team at Greater Manchester Academic Health Science Network/Reino Unido. O valor destinado ao projeto é de aproximadamente £300 mil (Libras Esterlinas) e os trabalhos devem ser iniciados em fevereiro de 2017.

A eficiência do serviço é um dos maiores desafios e o sistema de saúde britânico é eficiente, sendo um exemplo internacional. Prevemos que essa pareceria trará bons resultados para a cidade, para nosso usuários e na melhoria da qualidade da prestação dos nossos serviços", comentou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A agenda do grupo incluirá visitas técnicas a alguns equipamentos de saúde do município, como a Maternidade Barros de Lima, em Casa Amarela, até a quinta-feira (30). Ainda ontem (27), o grupo conheceu o Hospital da Mulher.

Publicado em: 28/06/2016 - 11:41